Porque é que não usamos batata como ingrediente?

Hoje em dia existem cada vez mais alimentações nas quais é incorporada batata como fonte de amido, para que possa ser usada a reclamação “livre de cereais”.

As batatas têm como origem as montanhas dos Andes da América do Sul e apenas fizeram a sua entrada na Europa durante a Idade Média, apos terem sido descobertas pelos Espanhóis cerca de 1500 depois de Cristo.

As batatas pertencem à familia de erva-moura e contêm de natureza as matérias venenosas Solanina e Chaconina (glicoalcalóides) para repelir insectos.

É de conhecimento geral que comer as baginhas da planta de batata é muito nocivo para a saúde. A matéria venenosa nas baginhas também existe na própria batata (mas em quantidades mais baixas). Se fosse dada a um cão durante a sua inteira vida uma comida com batata, há grandes probabilidades de que as matérias venenosas fossem guardadas no corpo com todas as consequências deste.

Glicoalcalóides têm a característica desagradável de abalar entre outras as vilosidades e a parede intestinal. Isto ocorre nomeadamente com animais mais novos ou animais com uma má saúde intestinal. As vilosidades diminuem e a quantidade reduz-se. Por causa disto, as vilosidades já não se conseguem aumentar. Isto causa uma digestibilidade e assimilação da comida consideravelmente mais baixas, o que faz o crescimento e desenvolvimento dos animais ficar para trás. Glicoalcalóides não desaparecem se as batatas forem acequecidas ou cozidas. Quer dizer que as matérias também não desaparecem durante o processo de produção da comida.

Nós, humanos, obviamente também absorvemos estas matérias se comermos batatas, mas visto que hoje em dia temos muito mais variedade na nossa dieta, absorvemos, em proporção ao cão, quando este come durante toda a sua vida uma comida com batata, muito menos glicoalcalóides.

Para além disso é de conhecimento geral que alimentações baseadas na batata são consideravelmente menos digestíveis comparadas às alimentações que constam de milho, trigo, arroz ou sorgo.

Observação:

Lembre-se também que a batata, ao contrário das sementes, de maneira alguma, existia na ementa de um lobo. Todos os animais de presa, como roedores, aves de capoeira e grandes herbívoros evitarão a batata por causa das matérias venenosas.