Conselho de nutrição

Conselho de nutrição

A experiência nos ensinou que a maioria dos cães não conseguem manter o tamanho se a alimentação não for limitada. A seguinte tabela deste parecer oferece, portanto, uma diretriz média. Para cada diretriz é sempre válido: nutra-o consoante ao que notar, pois nenhum cão é igual ao outro. Um bom ponto de partida é que pode sentir as costelas do seu cão, mas não as pode ver (em raças com pelos curtos). Entretanto, nunca dê 25%  a mais do que indicado na diretriz. Isto tem a ver com o fato de que o intestino do cão ser curto (em comparação, 7x mais curtos do que o dos seres humanos). Devido à grande quantidade de alimento que o seu cão recebe, pode ser que, devido à pressão, o alimento não possa ser bem absorvido nos intestinos do cão, fazendo com que emagreça. Cuide para que haja sempre boa quantidade de água potável fresca à disposição do seu cão (cães)!

Fase de crescimento 1: (filhotes até a idade de aprox. 3 meses).

Na fase de até aproximadamente 3 meses o filhote se desenvolve muito rápido. Uma boa nutrição é muito importante para proporcionar ao seu cão uma base sólida para o seu continuo desenvolvimento.

“Sem uma boa flora intestinal, não há uma boa saúde” é um slogan que, na nossa experiência, se torna cada vez mais importante. Notamos frequentemente diarreia e outros problemas de intestino (não somente em filhotes), tendo como consequência uma flora intestinal fraca.  Falamos de uma flora intestinal fraca quando há no intestino pouca diversidade de colônias bacterianas. Se isto acontecer, o alimento não é quebrado suficientemente e ocorre podridão e fermentação no intestino grosso, tendo diarreia como consequência.

Portanto, é um pré-requisito que seja desenvolvida uma flora intestinal estável pelo seu filhote em uma fase muito precoce.

Para o desenvolvimento de uma boa flora intestinal, 3 fatos merecem atenção extra!

  1. Os filhotes nascem sem nenhuma forma de flora intestinal.
  2. Durante a fase de filhote, esta flora intestinal deverá ser formada através da nutrição pela absorção de bactérias “benignas”.
  3. O alimento seco (também o Farm Food HE) é per definição estéril e não desenvolve, portanto, a flora intestinal.

Baseando-nos nos fatos acima, damos já há vários anos um conselho padrão sobre como lidar com nutrição de filhotes. Ou seja: além de fornecer substâncias nutrientes, o alimento do filhote deve ser orientado principalmente na constituição de uma flora intestinal estável. Cada vez mais criadores seguem, entretanto, os nossos conselhos, não querendo desviar deles, repassando-os para os seus compradores de filhotes.

Se necessário (por exemplo, quando a cadela não tiver leite suficiente) dê então leite de filhote Farm Food no. 1. Resultou que este leite sintético patenteado, baseado em leite de cabra inteiro, é o melhor substituto do leite materno.

A partir da idade de 3 a 4 semanas, pode começar com o desmame dos filhotes. Salvo exceções, não é aconselhável dar mingau (pense que na natureza também não existe “laguinhos de mingau”).

É essencial, principalmente para filhotes, que o seu primeiro alimento sólido não só proporcione nutrientes, mas que o alimento também possa constituir uma flora intestinal balanceada.

Aconselhamos que seja nutrido, portanto, junto com o leite materno, apenas com o alimento de carne fresca Farm Food Fresh. Recomenda-se começar com o alimento de carne bovina completo Farm Food Fresh e quando os filhotes tiverem 5 semanas de idade, passar gradualmente para o alimento completo Food Farm Food Fresh Pens & Hart.

No período de 6 a 8 semanas, passar gradualmente para o Farm Food HE. Durante estas 2 semanas, o alimento completo de carne fresca é diminuído gradualmente, começando então a dar cada vez mais o Farm Food HE (dividido em pelo menos 5 refeições por dia).

Dê aos compradores de filhotes o conselho nutricional se os filhotes forem nutridos no ninho com o Farm Food Fresh e HE: De 8 semanas até 8 meses, substitua 2 dias por semana o Farm Food HE pelo alimento completo Farm Food Fresh Pens & Hart. Pode também de vez em quando misturar um pouco do alimento completo Farm Food Fresh Pens & Hart aos brocos. Assim, está continuando a constituir uma flora intestinal estável. (50 gramas de Farm Food HE corresponde a aproximadamente 100 gramas de alimento completo Farm Food Fresh Pens & Hart).

Anos de experiência tem demonstrado que a combinação de Farm Food HE e um alimento de carne fresca com pelo menos 60% de tripas verdes (sujas ou sem lavar) produzem os melhores resultados. Por isso que temos o alimento completo de tripas e coração frescos – Farm Food Fresh Pens & Hart. Se as fezes não tiverem ainda a consistência desejada, então é preferível nutrir o seu cão por mais tempo com o alimento completo Farm Food Fresh Pens & Hart e mais tarde passar gradualmente para o Farm Food HE.

Transferência para o novo proprietário

Filhotes que passam para um novo proprietário têm que lidar com muita coisa. Eles são submetidos a muito estresse devido à falta da mãe e companheiros da mesma ninhada, ambiente novo com os respectivos cheiros e sons estranhos, uma nova “alcateia”. Este estresse influencia fortemente a digestão. Aconselha-se, portanto, levar isto em consideração e nutrir o filhote nos primeiros dias “com cautela”.

Devido ao fato da flora intestinal de um filhote (ainda) ter que continuar a se desenvolver, é importante começar primeiro (ou continuar) com o alimento de carne fresca Farm Food Fresh. Se o seu filhote não tiver recebido o Farm Food Fresh do criador, o melhor é dar ao seu filhote durante 2 semanas apenas o alimento completo Farm Food Fresh Pens & Hart. Depois você poderá misturar o Farm Food HE com o Farm Food Fresh. Você pode então diminuir durante duas semanas o alimento de carne fresca e aumentar o Farm Food HE (50 gramas de brocos correspondem a 100 gramas de carne fresca). Depois de um mês pode dar o Farm Food HE durante 5 dias por semana. Além do Farm Food HE, aconselhamos dar 2 dias por semana o alimento completo Farm Food Fresh Pens & Hart para continuar a desenvolver e manter a flora intestinal.

Fase de crescimento 2: (até a idade de 7 a 8 meses).

A maioria dos filhotes já alcançaram no fim deste período três quartos do seu peso adulto. Você dá 5 dias por semana o Farm Food HE e nos outros 2 dias o alimento completo Farm Food Fresh Pens & Hart (ou um pouco do alimento completo Farm Food Fresh Pens & Hart todos os dias misturado com os brocos). O alimento é dividido em 3 a 4 refeições diárias.

Fase de crescimento 3: (até a idade adulta, aprox. 18 a 24 meses).

Neste período temos que lidar com o fato de que, ao aumentar a idade, a necessidade de nutrição por quilograma do peso corporal diminui, de modo que nesta fase de crescimento, a necessidade nutricional por dia permanece praticamente constante. Dependendo das atividades do seu cão (e/ou do dono) a quantidade diária neste período é aproximadamente igual à quantidade que o seu cão necessita mais tarde como um cão adulto.

Até a idade de 10 meses, junto com o Farm Food HE duas vezes por semana, dê ainda uma vez por dia o alimento completo Farm Food Fresh Pens & Hart. Até 10 meses, a quantidade é dividida em 3 refeições diárias, depois em 2 refeições. Poderá também neste período substituir os dias de alimento de carne fresca, misturando frequentemente um pouco do alimento completo Farm Food Fresh Pens & Hart.

Cão adulto e/ou cão de trabalho

A quantidade de Farm Food HE depende fortemente da atividade do seu cão. Alguns cães tendem a se alimentar de modo variado, comendo alguns dias mais do que realmente necessitam e nos dias seguintes menos. Este é um padrão natural, não precisando se preocupar, a não ser que o cão perca peso, podendo estar doente. Com base na condição do cão, você determina qual a quantidade de alimento que ele deverá receber diariamente. “Nutrindo consoante ao que notar” poderá determinar qual a quantidade que o seu cão deverá receber em média por dia. A quantidade diária é dividida em duas refeições. No mais, aconselhamos a dar também ao seu cão adulto, para uma boa manutenção da flora intestinal, semanalmente um dia de alimento completo com carne fresca (Farm Food Fresh Pens & Hart).

Cadelas grávidas e lactantes

Durante as primeiras 5 semanas de gravidez, a cadela não precisa de receber alimento extra. A partir da sexta semana, poderá aumentar gradualmente a quantidade original de alimento para aproximadamente uma porção e meia.

Cadelas lactantes necessitam de muito alimento, 2 a 3 vezes da quantidade original. Divida a quantidade em algumas refeições (2 a 4) por dia e nutra tanto a cadela gravida quando a lactante regularmente (de preferência a cada refeição) com um pouco do alimento completo Farm Food Fresh Pens & Hart. Não dê mais nada junto a este nutriente completo, nem cálcio, nem suplemento alimentar ou similares. Eventualmente, poderá dar nutrição complementar a cadela e aos filhotes com o Farm Food no. 1 com base no leite de cabra inteiro.

A experiência tem demostrado que as cadelas grávidas têm dificuldade de absorver a quantidade necessária de Farm Food HE durante as últimas semanas de gestação. Se for o caso, poderá dar a cadela mais vezes por dia apenas o alimento completo Farm Food Fresh Pens & Hart e continuar a dá-lo durante os primeiros dias do período de lactação.

Cães idosos

Devido ao fato de cães idosos, na medida em que envelhecem, terem relativamente cada vez menos necessidade de alimento, tendo por conseguinte menos energia e recebem, entre outros, também menos proteínas. Quando o teor de proteína é reduzido, como acontece frequentemente nos chamados “nutrientes especiais”, corre-se o perigo de ter aminoácidos insuficientes para a manutenção de uma resistência saudável e da imunidade. Por isso, os cães idosos também devem receber o Farm Food HE. O perfil de aminoácidos do Farm Food HE é elaborado de tal modo, que também os cães idosos continuam em condições superiores. Não é por acaso que notamos frequentemente que cães idosos que receber pela primeira vez o Farm Food HE iniciam as suas “segunda juventude”.

A flora intestinal do seu cão idoso também merece atenção especial. Quanto melhor for mantida através do assim chamado dias de alimento contendo carne fresca, quanto mais alta será mantida a sua resistência.

Maior atenção após verminação do seu cão.

Tanto o intestino como a flora intestinal podem ser seriamente afetados por infecção verminose, causando muitas consequências. Uma infecção verminose nem sempre é visível nas fezes. Os vermes podem se distribuir por todo o corpo. É portanto importante fazer a verminação do seu cão frequentemente. Para os vermífugos corretos e os esquemas, poderá recorrer à sua loja de animais domésticos ou veterinário. Entretanto, é muito importante usar de vez em quando uma outra marca (com substância ativa diferente) para evitar a resistência ao vermífugo.

Visto que uma eventual infecção verminose poder afetar negativamente também a flora intestinal do seu cão, aconselhamos dar ao seu cão, após a verminação, o alimento de carne fresca Farm Food Fresh durante alguns dias.

Print Friendly, PDF & Email