Porque são os biscoitos comprimidos, no nosso entender, mais saudáveispara o seu cão?

Existem 2 métodos de produção diferentes de comida seca. Nomeadamente extrudar e comprimir. A maior diferença entre estes 2 é a temperatura absoluta durante a produção. Durante a extrusão, a temperatura da comida sobe muito acima de 100 °C , sob a influência de pressão e calor acrescentado. Por causa disto a comida é tratada como se fosse ‘cozida’ e nascem os biscoitos para o cão ‘crocantes’. Que esta temperatura alta tem efeitos negativos em matérias-primas importantes, também é conhecido geralmente na alimentação humana.

Sobretudo as gorduras e certas vitaminas (sobretudo estas do complexo-B), são extremamente sensíveis ao aquecimento acima de 100 °C. Quando as gorduras são “cozidas”, nascem entre outros muitos ácidos gordos, que têm por exemplo uma influência nociva sobre o metabolismo no figado.

Na fase inicial de produção de comida para cães, extrudia-se para aumentar a digestibilidade dos hidratos de carbono. Mas, como os hidratos de carbono, no interesse da digestibilidade, também podem ser abertos anteriormente (comparável com cozer), e a digestibilidade das outras matérias-primas (proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e elementos esporos) não é aumentada pela extrusão, este método de produção é superflúo e, na nossa opinião, até mesmo negativo, porque os procedimentos químicos, que tenham lugar com temperaturas acima de 100 °C, não podem ser analisados corretamente. Na extrusão ocorre uma alteração desconhecida nas matérias-primas. Não sabemos até que ponto as gorduras, proteínas, elementos esporos, vitaminas e minerais se alteram pela extrusão e quais são as consequências deste para o cão.

Um bom exemplo do que se aquece acima de 100 °C, é a côdea de pão. Embora seja feita da mesma farinha, a côdea é bronzeada e tem um sabor amargo. Houve uma alteração clara do caráter da matéria-prima. Ao comprimir (frio) em no máximo 75 °C o caráter de uma matéria-prima não se altera; também não em combinação com outras matérias-primas. Além do acima mencionado, existem algumas outras razões importantes pelas quais nós comprimimos a Farm Food HE e não a extrudamos.

Entre outros, é o facto que na extrusão algumas matérias-primas de proteínas essenciais de alta qualidade (como a hemoglobina) não podem ser usadas, porque estas são completamente cozidas ao serem aquecidas acima de 100 °C .

Com uma temperatura de compressão de no máximo 75 °C estes ingredientes continuam a estar presentes completamente e no estado original. Por causa disto contribuem muito na qualidade total da comida e com este o funcionamento ótimo e a saúde dos nossos cães. Com um bom biscoito comprimido as matérias alimentares libertam-se de forma mais equitativa. Isto ocorre porque a Farm Food HE se dissolve devagar no estômago, do lado exterior. Um biscoito extrudado pelo contrário, absorve o suco gástrico e depois separa-se duma vez.

Além do facto que um biscoito comprimido também ‘flutua’ menos no estômago, esta dissolvição lenta é uma das razões principais porque com bons biscoitos comprimidos o risco de torção de estômago é nitidamente menor do que com biscoitos extrudados. Por isso é muito importante que a Farm Food HE não seja misturada com um biscoito extrudado para o cão.

Ao contrário de um biscoito extrudado, a Farm Food HE pode ser misturada com carne fresca, como por exemplo a Farm Food Fresh.

Para fazer mostrar a diferença entre comprimir e extrudar existe um pequeno ensaio engraçado e muito claro, que você mesmo pode executar facilmente da seguinte maneira:

O ensaio de expansão da Farm Food HE:

  1. Pegue em 2 copos grandes.
  2. Escolha uma comida extrudada (comida extrudada flutua na água).
  3. Pegue na comida da Farm Food HE e na comida extrudada numa quantidade igual em gramas. Por exemplo 100 gramas da Farm Food HE e 100 gramas da comida extrudada. Coloque cada comida no seu copo.
  4. Adicione uma gota de vinagre para imitar o grau de acidez num estômago cheio.
  5. Em seguida encha ambos os copos igualmente com água morna.
  6. Deixe-o um tempo.
  7. Após alguns minutos já se mostra um resultado claro.

Vê a diferença relativamente rápido e após uma meia hora até uma hora vê neste ensaio mais ou menos o que se passa num estômago do cão; e isto é exatamente uma das muitas razões pelas quais nós comprimimos a Farm Food HE e não a extrudamos!

Print Friendly, PDF & Email